Saúde mental em tempos de pandemia.


Voltar

Saúde mental em tempos de pandemia.

Entenda os cuidados com a saúde mental durante o isolamento social


Diante do cenário em que estamos vivendo, de isolamento social e quarentena, para nos protegermos da covid-19, cuidar da saúde mental nunca foi tão importante. Além dos cuidados com a higiene, como lavar as mãos e utilizar máscara de proteção, sempre que precisar sair de casa ou trabalhar, precisamos também cuidar da nossa mente.


Para isso, seguir algumas das recomendações irão lhe ajudar. Confira algumas dicas:

Filtre as notícias
Todos os dias, recebemos inúmeras mensagens em redes sociais e aplicativos, como o WhatsApp, por exemplo. É importante filtrar as notícias e limitar o tempo de leitura.


Muitas informações podem gerar angústia, estresse e ansiedade, sentimentos que liberam cortisol em nosso corpo e diminuem a resistência do sistema imunológico.

Estabeleça uma rotina, ou crie costumes a partir da situação em que estamos vivendo. Se estiver trabalhando em esquema home office, respeite os seus horários e mantenha os seus costumes como nos de trabalho regular.


Acorde no horário habitual, tome café e delimite um espaço para que as suas atividades diárias sejam realizadas, sem interrupções. Se não estiver trabalhando, crie uma rotina. Ocupe a sua mente com atividades que lhe dão prazer.

Evite a solidão, promova encontros virtuais com amigos e familiares
Não se sinta sozinho. Neste momento, use e abuse da tecnologia para conversar com as pessoas que você ama. O isolamento é coletivo e devemos nos apoiar.


Cuide da sua saúde e de você
Crie hábitos de autocuidado. Pratique exercícios físicos, alimenta-se bem, beba, em média, 2 litros de água por dia, ouça músicas, assista filmes ou leia um bom livro. Reserve um tempo para o que você gosta e respeite os seus sentimentos.

Procure ajuda médica
Um profissional irá lhe ajudar a diminuir os efeitos do isolamento. Caso sinta necessidade, não hesite, procure ajuda de um especialista para lhe orientar e passar as medidas preventivas, que ajudarão na sua saúde, tanto fisicamente quanto psicologicamente.  

Continuamos juntos
no combate ao coronavírus. Cuidar de você. Esse é o plano.